Notícias

Avaliando o retorno do marketing

O marketing parte do princípio de planejar em cima das oportunidades que são oferecidas pelo mercado

A maioria dos clientes avalia o retorno do marketing pelo aumento das vendas e dos clientes.

O marketing em suas mais diversificadas ações e segmentos não pode ser aferido de forma tão singular. É necessário um número maior de critérios que influenciam diretamente na avaliação do retorno do marketing.

Deixando de lado o ROI, que é uma ferramenta que auxilia no cálculo do retorno das ações de marketing, vamos analisar seu segmento (produtos/serviços), as oportunidades e ameaças que se apresentam junto ao mercado atual, as projeções futuras, o histórico e a imagem que sua empresa tem no mercado, ou seja, como o consumidor vê sua marca:

Indiferente

Marca socialmente responsável

Empresa cidadã

A sua imagem no mercado é formada pelas ações atitudes e projetos, assim como o relacionamento empresa- clientes-fornecedores, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ou comercializados.

Temos, portanto que não é apenas uma ação de marketing que muda a imagem da sua empresa, mas sim o conjunto de ações que são realizadas durante um determinado período de tempo.

Diante disto é necessário que haja um entendimento que o marketing tem o papel de criar bases sólidas para o posicionamento ou reposicionamento de sua empresa, o que significa dizer que, antes de investir em divulgações e promoções deve-se arrumar a casa, organizar a empresa de forma que o funcionamento da mesma esteja em sintonia com a visão e missão ao qual é proposto.

Não podemos apostar nas ações milagrosas, pois as mesmas não existem, então, antes de avaliar o retorno sobre os investimentos de marketing, avaliem se a empresa está apta a receber o possível retorno de determinadas ações.

Tomamos como exemplo muitas campanhas de divulgação que são elaboradas e não surtem resultados, será que foram ações mal elaboradas ou é a empresa que não esta corretamente estruturada, ou seja, divulgam aquilo que não estão aptos a oferecer.

Pensem nisto. O marketing parte do princípio de planejar em cima das oportunidades que são oferecidas pelo mercado, sabendo que as ameaças caminham lado a lado e que é possível sim obter retorno das ações desde que haja coerência com o que é oferecido ao consumidor.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

CompraVenda
Dólar Americano/Real Brasileiro5.31685.3198
Euro/Real Brasileiro6.256.26566
Atualizado em: 15/09/2025 19:14

Indicadores de inflação

06/202507/202508/2025
IGP-DI-1,80%-0,07%0,20%
IGP-M-1,67%-0,77%0,36%
INCC-DI0,69%0,91%0,52%
INPC (IBGE)0,23%0,21%-0,21%
IPC (FIPE)-0,08%0,28%0,04%
IPC (FGV)0,16%0,37%-0,44%
IPCA (IBGE)0,24%0,26%-0,11%
IPCA-E (IBGE)0,26%0,33%-0,14%
IVAR (FGV)1,02%0,06%0,28%