Notícias
A Nova Fase da IA: Quando os Dados Conversam, o Negócio se Transforma
As empresas que conseguirem conectar o poder dos modelos com seus dados privados e objetivos estratégicos estarão na dianteira da transformação
Estamos em um ponto de inflexão na adoção da inteligência artificial.
Depois de um ciclo inicial de fascínio e experimentação com os grandes modelos de linguagem, as empresas estão entendendo que o verdadeiro valor da IA não está apenas em interagir com modelos treinados em dados públicos, mas em combinar essas capacidades com seus dados privados e, portanto, mais contextuais e específicos.
Essa combinação é o que permite sair do uso genérico para o estratégico e transformador, em que a IA começa a apoiar na resolução de desafios (complexos) de negócio e criação de novas oportunidades.
O próprio setor de tecnologia está entrando em um segundo momento da IA. Deixamos de apenas treinar modelos e começamos a aplicá-los de forma integrada ao dia a dia das organizações. A questão agora não é “o que a IA pode fazer?”, mas, sim, como ela pode gerar valor ao otimizar processos, melhorar o atendimento, prever falhas ou impulsionar novas fontes de receita.
Para isso, é essencial que a IA seja alimentada com dados de qualidade, integrados, governados e conectados ao contexto da empresa, respeitando requisitos de segurança, privacidade e compliance. É nesse ponto que as grandes organizações de tecnologia precisam atuar como verdadeiros parceiros estratégicos, não apenas como fornecedores de infraestrutura ou software. Para isso, precisam compreender em profundidade o negócio de cada cliente e onde há volume de dados, necessidade de velocidade e potencial de inovação para implementar a IA onde ela realmente fará a diferença.
A inteligência artificial deve estar embutida nas soluções, nos fluxos e nos processos empresariais. Não pode ser mera assistente produtiva ou um acessório. Precisa ser parte essencial da operação. É o conceito de AI everywhere, pois deve estar onde os dados vivem, seja dentro do próprio banco de dados, nas aplicações, nos agentes que automatizam tarefas e nas plataformas que integram tudo isso.
As empresas que conseguirem conectar o poder dos modelos com seus dados privados e objetivos estratégicos estarão na dianteira da transformação. Ou seja, o verdadeiro diferencial competitivo está na capacidade de fazer os dados “falarem”, conectando tecnologia, pessoas e estratégia de negócio para gerar impacto real.
É hora de transformar experimentos em resultados tangíveis, unindo pessoas, dados confiáveis e tecnologia robusta e segura para alavancar o propósito de cada negócio.
Links Úteis
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.2897 | 5.2927 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.10874 | 6.1237 |
| Atualizado em: 10/11/2025 21:29 | ||
Indicadores de inflação
| 08/2025 | 09/2025 | 10/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,20% | 0,36% | -0,03% |
| IGP-M | 0,36% | 0,42% | -0,36% |
| INCC-DI | 0,52% | 0,17% | 0,30% |
| INPC (IBGE) | -0,21% | 0,52% | |
| IPC (FIPE) | 0,04% | 0,65% | |
| IPC (FGV) | -0,44% | 0,65% | 0,14% |
| IPCA (IBGE) | -0,11% | 0,48% | |
| IPCA-E (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,18% |
| IVAR (FGV) | 0,28% | 0,30% | 0,57% |